Taxa de marinha: “Cobrança é absurda e ilegal”

Essa é a opinião do vice-presidente da Associação dos Moradores da Praia da Costa, Gilson Pacheco da Costa.

Por Redação Web Ales

Comissão de Terrenos de Marinha /

Foto: Eduardo Klein

Em mais uma reunião da Comissão Especial das Taxas sobre Terrenos de Marinha, que ocorreu no Plenário Judith Leão Castello na manhã desta segunda-feira (27), o vice-presidente da Associação dos Moradores da Praia da Costa (AMPC), Gilson Pacheco da Costa, falou sobre a polêmica cobrança do imposto de marinha pela União, considerada no Espírito Santo ilegal e abusiva.

Gilson, que já foi vereador em Vila Velha e há tempos vem levantando a bandeira contra a cobrança da taxa de marinha, disse que inúmeros cidadãos vêm sendo importunados insistentemente pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU) com a cobrança “absurda e ilegal” da taxa.

Convidado_media_270212_EK.jpg
Gilson Pacheco da Costa

“Um dia o Ministério do Planejamento decidiu cobrar o imposto e lamentavelmente fizeram de forma indevida. Os cadastros municipais estão todos viciados ou desatualizados. Como um órgão federal descumpre a própria legislação federal que é o registro e imóveis e faz um cadastro absurdo”, enfatizou.

As críticas em desfavor da União foram a tônica da reunião, uma vez que, segundo Pacheco, o Governo Federal não tem o controle dos imóveis, sendo cobrada a taxa de forma aleatória, sem coerência legal.

O deputado Luciano Rezende (PPS), presidente da Comissão, ao final da explanação de Pacheco, disse que o senador Ricardo Ferraço (PMDB), relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê o fim do instituto de terrenos de marinha e seus acrescidos no Senado Federal, deverá ser ouvido em breve pelos deputados membros da Comissão Especial.

Daniella Sanz Ramos/Web Ales
(Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

Aprovado fim de taxa de cartório para conselho escolar
Se virar lei, iniciativa aprovada pela Assembleia deve apoiar órgãos que representam comunidade escolar
PL que doa imóvel a VV tramita em urgência
No local já existem duas escolas, uma quadra e um Centro de Referência de Assistência Social
Finanças aprova calamidade para seis municípios
Requerimentos aprovados atendem as prefeituras de Marataízes, Vila Velha, São Mateus, Mucurici, Santa Leopoldina e Cariacica
Novo Carmélia promete reforçar área cultural
Revitalização do teatro é um dos destaques do projeto de reforma, apresentado à Comissão de Cultura da Assembleia
Aprovado fim de taxa de cartório para conselho escolar
PL que doa imóvel a VV tramita em urgência
Finanças aprova calamidade para seis municípios
Não há notícias referenciadas.