Esmeraldo contesta cobrança por atestados de frequência

Para ele, as faculdades devem emitir o documento gratuitamente, independente do período de solicitação.

Por Redação Web Ales

José Esmeraldo /

jose_esmeraldo_16122011.jpg
Foto: Tonico

O deputado José Esmeraldo (PR) quer proibir a cobrança de taxa de emissão de atestado de frequência praticada por algumas faculdades capixabas. O Projeto de Lei nº 004/2012, em tramitação na Assembleia Legislativa (Ales), prevê que as informações destinadas à comprovação de frequência regular de curso para o corpo docente, concernentes à participação em entrevistas de emprego, estágios comprobatórios, entre outros, devem ser emitidas gratuitamente, independente do período da solicitação.

O deputado faz um breve cálculo das despesas geradas pela emissão do documento e questiona a cobrança. “O corpo discente já cumpre extensa caminhada de custos desde sua inscrição, passando pela matrícula, transporte, cópias xerox, módulos, livros, dentre outros gastos, e entendemos tornar-se aviltante bitributá-los com custos perfeitamente dispensáveis”, avalia.

José Esmeraldo acredita que a cobrança é abusiva e diz que penaliza o aluno e sua família. “Como legislador, nosso mandato defende a vertente de cunho social de forma veemente, e acreditamos que esta proposição se engaja perfeitamente na nova realidade social do Brasil, do Espirito Santo e de Vitória, “cidade cuja base social é extremamente sofrida, com seus adolescentes buscando no ensino superior a realização dos sonhos de toda a família que, por vezes, enfrenta privações para custear o ensino de seus filhos”.

Daniella Sanz Ramos / Web Ales
(Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

Aprovado fim de taxa de cartório para conselho escolar
Se virar lei, iniciativa aprovada pela Assembleia deve apoiar órgãos que representam comunidade escolar
PL que doa imóvel a VV tramita em urgência
No local já existem duas escolas, uma quadra e um Centro de Referência de Assistência Social
Finanças aprova calamidade para seis municípios
Requerimentos aprovados atendem as prefeituras de Marataízes, Vila Velha, São Mateus, Mucurici, Santa Leopoldina e Cariacica
Novo Carmélia promete reforçar área cultural
Revitalização do teatro é um dos destaques do projeto de reforma, apresentado à Comissão de Cultura da Assembleia
Aprovado fim de taxa de cartório para conselho escolar
PL que doa imóvel a VV tramita em urgência
Finanças aprova calamidade para seis municípios
Não há notícias referenciadas.