Em sessão solene realizada nesta terça-feira (28), no Plenário Dirceu Cardoso, a Assembleia Legislativa homenageou personalidades ligadas ao cooperativismo, contempladas com a Medalha Luiz Carlos de Oliveira. A solenidade foi requerida pelo deputado Pastor Marcos Mansur (PSDB), presidente da comissão temática na Casa.
De acordo com o 1º Anuário do Cooperativismo Capixaba, lançado pelo Sistema OCB/ES, um em cada dez capixabas é associado a alguma atividade cooperativista. Com 111 cooperativas, o segmento rendeu R$ 6,6 bilhões em 2019, sendo responsável por 5,32% do Produto Interno Bruto (PIB) nominal do Espírito Santo sem contar com os R$ 656 milhões gerados em impostos e taxas.
Mas, para Mansur, esse modelo de negócio ainda tem muito a crescer no Brasil. “Os países de primeiro mundo têm no cooperativismo sua principal força, com mais de 50% de contribuição no PIB. Nós, tanto no Brasil quanto no estado, estamos com muito pouco ainda, na casa dos 5%, mas não vamos desanimar. Temos muito chão pra caminhar pela frente”, disse.
Comissão permanente
O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, também reforçou os números do cooperativismo capixaba, que é o segundo maior repassador de crédito rural no Espírito Santo e líder nas atividades das operadoras de saúde suplementar. As cooperativas também são responsáveis por 50% do leite industrializado no estado e por 65% do transporte escolar.
Oliveira destacou ainda o crescimento da participação cooperativista na merenda escolar por meio da agricultura familiar. “(O segmento) tem demonstrado uma pujança e uma constante melhoria da gestão, com um olhar para o desenvolvimento social”, destacou.
Outra consideração de Oliveira foi a contribuição da Assembleia Legislativa para o debate sobre o desenvolvimento do setor. Ele lembrou que o Legislativo capixaba é o único do Brasil a ter uma comissão permanente para debater o cooperativismo e afirmou que esse fórum de debates tem sido muito importante para gerar políticas públicas para a área.
Medalha
A Medalha Luiz Carlos de Oliveira foi criada pela Resolução 5.287/2017, por iniciativa de Mansur para ser concedida a personalidades da atividade cooperativista nos âmbitos estadual, nacional e internacional. A honraria leva o nome do contador, especialista em sociedades cooperativas que há mais de 50 anos atua no segmento.
Oliveira iniciou suas atividades como servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e contribuiu com a criação da Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (OCB/ES). Convidado de honra da solenidade, estava emocionado por carregar o nome da medalha. “Apenas uma boa noite e agradecer pelo carinho. Fui, sou e sempre serei cooperativista”, finalizou.
Homenageados
- Carlos André Santos de Oliveira
- David Duarte Ribeiro
- Oberdan Debona Altoé
- Valteci Wil
- Luiz Carlos Bastianello
- Advaldo Antônio Zottelle
- Denilson Potratz
- Fernando Ronchi
- Cleto Venturim
- Nailson Dalla Bernadina
- Eloísa Calvi
- Darli Schaefer
- Celso Rodrigues de Souza
- Dionísio Avanza Filho
- Nilton Monteiro de Assis.
- Márcio José Neves Gomes
- Domingos João Piassi
- Zenilza Aparecida Barros Pauli
- Arilda Teixeira
- Robertson Valadão
- Amanda Rodrigues Schulz Wruck
- Bruno Pessanha Negris
- Júlio Rocha
- Leandro Baptista Pinto
- Levanir Hencher Zanoni
- Arlan Simões Taufner
- José Antônio Martins Alves
- Maria Elisa da Silva
- Luiz Fernando Bonandi
- Rodrigo Curty Pires