O conselheiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-ES) Paulo Maia Filho participou da reunião da Comissão de Turismo realizada nesta segunda-feira (29). O gestor hoteleiro apresentou as perspectivas do setor para o verão 2022. Para ele, a demanda reprimida por viagens tem levado a um movimento de retomada acelerada do turismo doméstico, o que refletirá no verão capixaba.
Ele lembrou que os feriados do segundo semestre, como 7 de setembro e 12 de outubro, são um “termômetro” de como será o turismo no verão. Segundo Maia, as datas movimentaram o setor de hotelaria no Espírito Santo, o que indica que o verão também será concorrido. Mas não só no litoral: “as montanhas também serão beneficiadas, porque vão atender ao público que ainda busca mais distanciamento”, disse.
Álbum de fotos da reunião da Comissão de Turismo
Para o gestor, o turista de 2022 é diferente do de dois anos atrás. Devido à pandemia, o viajante, hoje, tem muito mais cuidados e exigências com as condições sanitárias. Sobre isso, o convidado da Comissão de Turismo disse não é preciso se preocupar: “Hoje, a gente pode dizer com toda segurança para que as pessoas viajem tranquilamente”, afirmou.
Ele ressaltou que os protocolos de higienização são importantes e precisam continuar. “Máscaras, luvas, álcool e distanciamento são essenciais”, apontou. Maia destacou ainda a importância da vacinação para alavancar o setor de viagens. “A vacina hoje é a maior parceira para que ocorra o desenvolvimento econômico no turismo”, pontuou.
Convocação
A comissão decidiu convocar a secretária estadual de Turismo, Lenise Loureiro, para participar da próxima reunião ordinária do colegiado, em 13 de dezembro. O deputado Torino Marques (PSL) salientou que os empresários do turismo estão inseguros sobre as medidas sanitárias que serão adotadas no verão capixaba e precisam de mais informações para planejar seus negócios. “Muitos empreendedores já se preparam para receber o verão em grande estilo. Negócios estão sendo fechados”, disse o parlamentar.
O presidente da comissão, deputado Carlos Von (Avante), disse que o colegiado já fez convites à secretária da pasta. “Convidamos a secretária de Turismo várias vezes, mas ela se recusa a vir aqui. A convocação é para que ela possa passar a posição do governo do Estado em relação ao verão”, explicou.