Falso veterinário é preso em Marechal Floriano

Homem confessou castração de animais apesar de não ter registro, após ação da CPI dos Maus-Tratos, Polícia Civil e Conselho Regional de Medicina Veterinária

Por Redação Web Ales, com informações da assessoria de imprensa de Janete de Sá e edição de Angèle Murad

Instrumentos cirúrgicos e medicamentos em cima de mesa
Na casa do suspeito, foram encontrados materiais cirúrgicos e anestésicos / Foto: CPI dos Maus-Tratos

A CPI dos Maus-Tratos contra os Animais realizou, nesta quarta-feira (22), às 6 horas, uma ação conjunta com a Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente, a Delegacia de Marechal Floriano e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). O objetivo foi investigar suposto crime de maus-tratos.

“As denúncias feitas à CPI davam conta de que um homem, que se passava por veterinário e atendia em domicílio, estaria realizando castração de animais sem capacidade técnica”, disse a presidente da CPI, deputada Janete de Sá (PMN). Conforme a denúncia, a prática estaria causando “problemas de saúde, sofrimento, mutilações e óbitos em animais atendidos”.

Foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência do suspeito no centro de Marechal Floriano. “O mandado de busca foi expedido pelo juiz Bruno de Oliveira Feu Rosa, da Comarca de Marechal Floriano após a CPI acionar as autoridades locais. Identificamos se tratar de um servidor da prefeitura de Domingos Martins.”, informou a presidente da CPI.

Segundo relatou, no local, foram encontrados materiais cirúrgicos e instrumentais, como bisturis, e medicamentos anestésicos de uso privativo de  veterinário, “razão pela qual o investigado foi preso por exercício ilegal da profissão e conduzido para a delegacia local, onde confessou estar realizando a castração de animais sem habilitação, caracterizando crimes de charlatanismo e maus-tratos de animais”.

O servidor público E.O., de 56 anos, é técnico agrícola e funcionário efetivo da Prefeitura de Domingos Martins.

Proposta homenageia escritor capixaba
Iniciativa declara Amâncio Pinto Pereira patrono da Educação no Espírito Santo e busca dar visibilidade à produção literária do capixaba
Bancos de leite amparam mulheres na amamentação
Além de prover bebês internados com o leite doado, essas instituições também orientam mães no aleitamento