Artigo científico publicado pela revista on-line Plos One, da Public Library of Science, registra que o vírus causador da Covid-19 já circulava no Espírito Santo em dezembro de 2019, portanto, antes mesmo do anúncio oficial da pandemia, em fevereiro de 2020.
A pesquisa científica realizada em 2019 pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen) que revela a presença de anticorpos ao SARS-CoV-2 em casos suspeitos de dengue e chikungunya no estado é o tema da reunião do colegiado de Saúde que acontece na terça-feira (23), às 9 horas, em plataforma virtual.
O estudo científico será explanado por Rodrigo Ribeiro Rodrigues, que é coordenador do Lacen, biólogo e especialista em imunogenética de doenças infecciosas. O Lacen é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) do Espírito Santo.
Para Rodrigues, a pesquisa realizada com mais de 7.300 amostras de sangue de pessoas com suspeita de dengue e chikungunya não implica, necessariamente, que o novo coronavírus já existia no país, mas que as pessoas podem ter trazido a doença de outros lugares ou ter tido contato com pessoas assintomáticas.
Maus-tratos
Na quarta-feira (24), o caso da morte de animais e maus-tratos a cães e gatos no município de Vila Velha é a pauta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos aos Animais, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), que se reúne extraordinariamente.
Foram convocados a protetora de animais e proprietária do Abrigo Au-Au Carente, Lívia Guimarães, o esposo dela, também responsável pelo abrigo, José Délio Barcellos Netto, e a filha do casal, Bianca Guimarães Barcellos, moradora do apartamento em Vila Velha onde 11 animais foram encontrados mortos no início do ano. O abrigo foi interditado em ação posterior, quando foram resgatados 35 animais.
Além deles, também foram convocados Bruno Serafim Coelho, síndico do condomínio onde estavam os animais; Mariana de Moura Mello Reissenger, moradora do condomínio; Nuno Caliman, inspetor da Guarda Municipal de Vila Velha; Roberta Vidigal, subinspetora da Guarda Municipal de Vila Velha; a auxiliar de veterinário Jaqueline de Oliveira, além de outras oito testemunhas e convidados.
Confira a agenda da semana*
Terça-feira (23)
9 horas – Comissão de Saúde e Saneamento (reunião virtual)
13 horas – Comissão de Educação (reunião presencial)
13 horas – Comissão de Justiça (reunião híbrida)
Quarta-feira (24)
14 horas – CPI dos Maus-Tratos aos Animais (reunião presencial)
*Agenda sujeita a alterações