Deputada repercute caso de feminicídio

Janete de Sá defendeu a importância de políticas de combate à violência contra a mulher em discurso durante sessão ordinária 

Por Titina Cardoso

Janete de Sá, de pé, discursa na tribuna do Plenário
Janete foi a primeira a discursar na sessão ordinária desta quarta / Foto: Ellen Campanharo

Na primeira sessão ordinária de 2021, realizada nesta quarta-feira (3), os deputados estaduais discursaram sobre diferentes temas. A primeira deputada a se pronunciar na fase dos discursos foi Janete de Sá (PMN). A parlamentar repercutiu o assassinato de Cleidiane Gonçalves de Souza Santos, de 30 anos, em Ecoporanga, norte do Estado. Cleidiane foi assassinada na última segunda-feira (1º), na frente dos filhos. 

“Mais um caso de feminicídio no Espírito Santo. Nós já não aguentamos mais. É revoltante assistir quase todos os dias a uma mulher ser espancada ou ser morta no Espírito Santo. Causa espanto ver que Ecoporanga, que é uma cidade em que a gente não vê esse tipo de incidência, também ser contaminada pelo machismo”, comentou a deputada. 

Para Janete, é preciso investir em políticas públicas para o combate à violência contra a mulher e o assunto precisa ser amplamente debatido em todos os locais, como escolas, igrejas e  associações de bairros. “A gente só combate esse machismo estrutural com políticas públicas. Nós temos uma lei severa, que é a Lei Maria da Penha, mas ela não está dando conta, porque é estrutural o homem achar que ele é proprietário da mulher”, disse. 

Confira o álbum de fotos da sessão ordinária

Rio Cricaré 

O deputado Freitas (PSB), que retornou à Casa com a eleição de Euclério Sampaio (DEM) para a Prefeitura de Cariacica, afirmou que trabalhará para o desenvolvimento de todo o Estado, mas, principalmente, da Região Norte. Ele aproveitou seu tempo de discurso para falar sobre a situação do Rio Cricaré, em São Mateus. Devido ao assoreamento, o manancial sofre, há anos, com a salinização da água.

“O assoreamento fez com que as correntes marítimas avançassem rio Cricaré adentro. O Espírito Santo sabe que São Mateus, hoje, por influência da maré, tem água salgada. Há cinco anos tivemos a total salinização. São Mateus teve um verdadeiro caos e que está virando crônico”, explicou o parlamentar, que é do município. 

Na opinião de Freitas, a solução para o problema é a fixação da foz do rio. Segundo ele, a foz – local onde o rio se encontra com o mar - já teve 150 metros e, atualmente, tem um quilômetro devido ao processo de assoreamento. Ele explicou que a grande extensão da foz permite o avanço do mar sobre o rio, provocando, assim, a salinização da água. 

Covid-19

O deputado Vandinho Leite (PSDB) destacou em seu discurso a importância da vacinação contra o novo coronavírus, não só pelo aspecto da saúde da população, mas, também, para a retomada da economia. “Acho importante as pessoas se vacinarem. O Brasil atrasou e precisamos correr atrás do tempo perdido. A vacinação é importante para a retomada do emprego, da economia. E é importante que ela siga os critérios estabelecidos e que chegue à periferia e aos mais pobres”, salientou.

Doutor Hércules (MDB) também falou sobre a Covid-19: “Estamos em um momento de muita confusão em relação à vacina, ao álcool em gel, à máscara. Eu acredito na ciência. Vou continuar mantendo o distanciamento e usando a máscara, que protege a mim e aos outros também”, afirmou. 

O parlamentar lembrou ainda que, na quinta-feira (4), celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Ele frisou a importância de exames como a mamografia e o preventivo de câncer de colo de útero para as mulheres e o exame de próstata para os homens. 

Professores

Sergio Majeski (PSB) abordou a situação dos professores com a implantação do currículo do novo ensino médio no estado. Segundo o parlamentar, o novo currículo amplia a carga horária das escolas e dificulta a vida do professor que, normalmente, trabalha em dois ou, até mesmo, três turnos para se sustentar. 

De acordo com Majeski, com as mudanças, os professores terão apenas 20 minutos para almoçar ou para se locomover de uma escola para a outra. “É lamentável que não se tenha essa preocupação. O professor é sempre colocado em último plano. Quando você despreza tanto a classe dos professores, é claro que o trabalho fica comprometido. O profissional da educação tem de ser olhado de outra forma, tem de ser cuidado permanentemente”, defendeu. 

First slide
First slide
First slide
Projeto ampara compra de produto vencido
Proposta de Alexandre Xambinho obriga estabelecimentos comerciais a fornecer de graça produto igual ao que estava fora do prazo de validade
Deputado critica travamento de obras
Marcelo Santos avalia que demora no licenciamento ambiental tem atrasado entrega de obras importantes para o Espírito Santo
Em urgência: PL fixa regras para venda de facas
Texto prevê que produtos cortantes fiquem dispostos em compartimentos com tranca para aumentar segurança e evitar possíveis transtornos
Freitas cobra conclusão das obras da BR-101
Deputado citou rapidez na construção das praças de pedágios e atraso no conograma de outras intervenções
Projeto ampara compra de produto vencido
Proposta de Alexandre Xambinho obriga estabelecimentos comerciais a fornecer de graça produto igual ao que estava fora do prazo de validade
Deputado critica travamento de obras
Marcelo Santos avalia que demora no licenciamento ambiental tem atrasado entrega de obras importantes para o Espírito Santo
Em urgência: PL fixa regras para venda de facas
Texto prevê que produtos cortantes fiquem dispostos em compartimentos com tranca para aumentar segurança e evitar possíveis transtornos