Iniciativa alerta para prevenção ao câncer de pele

Projeto cria Dezembro Laranja e chama atenção para necessidade de cuidados contra o câncer de pele

Por Silvia Magna

Desenho de coração feito em camada de protetor solar passado na pele
Instituto Nacional do Câncer estima 185 mil novos casos de câncer de pele por ano no Brasil / Foto: PixaBay

Para conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater o câncer de pele, o deputado Doutor Hércules (MDB) protocolou o Projeto de Lei (PL) 597/2020, que institui dezembro como o mês de combate à doença e o inclui no calendário estadual comemorativo de datas relevantes e de assuntos de interesse público.

A medida visa divulgar com mais amplitude pautas voltadas para a prevenção e combate ao câncer de pele, incentivando e promovendo palestras, seminários, cursos, especialmente para alunos dos cursos e profissionais da área da saúde. A temática também poderá ser trabalhada em livros, cartilhas, panfletos e reuniões públicas.

Casos

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos de câncer de pele no Brasil. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) revela que a doença responde por 33% de todos os diagnósticos de câncer no país. O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

Para justificar o projeto, o deputado, que é médico, diz que os números do Instituto Nacional do Câncer apontam grande crescimento de casos de câncer de pele nos últimos anos. Para ele, é necessário chamar a atenção das pessoas quanto à necessidade de exames de prevenção e exposição ao sol de maneira controlada.

Doutor Hércules avalia que apesar de ser o de maior incidência no Brasil e no mundo, o câncer de pele é negligenciado pela sociedade, o que justifica a criação de um mês de conscientização sobre esse mal. “Chamar a atenção das pessoas para a necessidade de exposição controlada ao sol, adoção de medidas de fotoproteção e a realização de exames de prevenção, são medidas a serem adotadas durante o “Dezembro Laranja”, afirma.

Tramitação

O PL 597/2020 foi lido em sessão ordinária e encaminhado para a Comissão de Justiça. Caso vire lei, a medida entrará em vigor na data de sua publicação.

Deputados: Doutor Hércules
PcD: Lei isenta taxa de inscrição em concurso
Nova lei em vigor vale para a inscrição em concurso para cargos da administração direta e indireta do Estado
Autismo: luta pela inclusão é tema de reportagem