O mecanismo que permite a mulheres vítimas de violência fazer denúncias 24 horas por dia, de qualquer lugar do Brasil e até de fora do país, foi exaltado pela deputada Janete de Sá (PMN), durante os pronunciamentos da sessão ordinária híbrida desta segunda-feira (9).
Clique aqui e confira mais fotos da sessão no álbum do Facebook
O novo recurso funciona por meio do envio de mensagens pelo aplicativo Whatsapp. O número é o (61) 9 9656-5008. “O serviço foi lançado pelo governo federal, uma iniciativa da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e merece ser elogiado por ser mais uma forma de mecanismo de defesa para as mulheres, inclusive as que estiverem fora do Brasil e forem vítimas de tráfico humano”, enalteceu.
Caso Mariana Ferrer
Ainda sobre violência contra a mulher, a deputada informou que encaminhou uma nota de repúdio ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, à Terceira Vara Criminal de Florianópolis e ao Ministério Público daquele estado sobre o caso envolvendo a influenciadora digital Mariana Ferrer. O assunto ganhou repercussão nacional devido à forma como a vítima foi tratada durante a audiência do caso em que acusa o empresário André de Camargo Aranha de estupro.
“Condenamos essa atitude covarde, hipócrita, desnecessária, desse julgamento envolvendo juiz, promotor e advogados, que culminou na absolvição de um estuprador confesso”, condenou a parlamentar. A nota de repúdio é assinada em nome da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa e dos trinta deputados.
Eleições nos EUA
O deputado Theodorico Ferraço (DEM) comentou sobre como o mundo acompanhou desde o dia 3 de novembro as eleições para presidente dos EUA. “O país mais poderoso do mundo acabou elegendo o novo presidente da República, sempre sereno, mais de 30 anos de experiência na política”, avaliou.
De acordo com o parlamentar, no Brasil chegou a ser cogitada uma intranquilidade devido ao relacionamento entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump. “Porém, com a derrota de Trump, o dólar despencou, o preço do petróleo será impactado, e agora se discute sobre uma ajuda de US$ 20 bilhões para ajudar nas queimadas da Amazônia”, observou.
Ferraço ainda deixou um recado para Joe Biden: “O Brasil deve aceitar a colaboração para acabar com o fogo na Mata Atlântica, e com os problemas que estamos passando aqui com o meio ambiente”. Também desejou sorte ao democrata. “Que ele consiga controlar o fogo na Califórnia, onde centenas de pessoas perdem suas moradias. Queremos chamar o mundo para o entendimento, a paz, a harmonia”, finalizou.
Prevenção
Os médicos Dr. Emílio Mameri (PSDB), Dr. Rafael Favatto (Patri) e Doutor Hércules (MDB) fizeram um alerta sobre a importância da prevenção de doenças. Os dois primeiros frisaram que a pandemia ainda não acabou. “Se não tivermos cuidado, o Brasil vai passar pela segunda onda, assim como está acontecendo na Europa”, advertiu Mameri. Favatto lembrou que é preciso redobrar a atenção com os cuidados. “Máscaras, álcool em gel, isolamento social e outros cuidados básicos podem evitar a doença”, frisou.
Já Doutor Hércules destacou a importância da prevenção do câncer de próstata. “Estamos no mês Novembro Azul, de conscientização sobre a doença, mas poucos homens estão procurando o médico durante a pandemia para cuidar dessa doença, que pode ser curada se diagnosticada precocemente”, alerta.