Prevenção ao câncer de mama pauta discursos

Favatto e Doutor Hércules abordaram o assunto durante a sessão desta quarta-feira

Por Silvia Magna com informações da assessoria de imprensa | Atualizado há 22 dias

Mulher realiza exame de mamografia
A importância da mamografia foi destacada / Foto: Divulgação

A prevenção ao câncer de mama foi tema de discursos durante a sessão ordinária desta quarta-feira (7). Parlamentares abordaram a necessidade de incentivar mulheres a realizarem o autoexame, manter alimentação balanceada e praticar exercícios físicos. O atendimento na rede pública de saúde também foi destacado. 

Confira o álbum das fotos da sessão

De acordo com Doutor Hécules (MDB), nos primeiros seis meses de 2020, 898 mulheres foram diagnosticadas com a doença no Espírito Santo. De janeiro a agosto deste ano, 197 mulheres perderam a vida devido a esse tipo de câncer. Ele ressaltou que, em 2019, foram registradas 361 mortes pela doença.

“O câncer de mama é o maior causador de óbitos entre mulheres no estado. (...) O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o Espírito Santo registrará 790 casos e a Grande Vitória, 80 novos casos no mesmo período. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 45,3% das mulheres descobrem a doença em estado avançado”, disse, destacando a importância da mamografia, da alimentação saudável e do exercício físico. 

De acordo com o deputado Dr. Rafael Favatto (Patri), esse é um tipo de câncer que exige que a paciente receba mais atenção dos Programas de Saúde da Família (PSFs), já que pode ser diagnosticado durante o atendimento de atenção primária. 

Ele criticou, especialmente, a falta de cobertura de atenção primária em Vila Velha. Segundo o parlamentar, o município tem cobertura de apenas 26% de PSFs, que é essencial para prevenir doenças como o câncer de mama e o de colo de útero, além de diabetes e hipertensão. 

Segundo Favatto, há morosidade para as usuárias receberem atendimento para fazer o exame de Papanicolau, que é anual e detecta alterações no colo do útero. De acordo com o deputado, se não houver trabalho preventivo, a saúde se torna muito cara para o Estado: “Uma mamografia, por exemplo, custa R$ 50 para o município, enquanto a quimioterapia, radioterapia e cirurgia têm valor bem mais elevado”, afirmou.

Repúdio

A deputada Janete de Sá (PMN) anunciou que a Procuradoria Especial da Mulher da Ales vai encaminhar documento em repúdio à decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que manteve a absolvição de um homem que confessou ter tentado matar a ex-mulher. A vítima, esfaqueada em maio de 2016, em Nova Era, no Vale do Aço/MG, sobreviveu ao ataque. O crime teria sido motivado por suspeita de traição. No julgamento, em 2017, os jurados aceitaram o argumento de que o autor da tentativa de homicídio estava amparado na “legítima defesa da honra”.

Janete de Sá, que é procuradora especial da mulher, contestou o julgamento. “Essa decisão é aviltante, um retrocesso sem precedentes, uma aberração, um desrespeito contra as mulheres. O mais triste que uma mulher, a ministra Rosa Weber, votou favorável a absolvição do réu. Os ministros do STF entenderam que a decisão pelo tribunal do júri é soberana e não pode ser modificada. A alegação de "legítima defesa da honra" não existe no ordenamento jurídico brasileiro, mas que é muito usada, inclusive pelo Poder Judiciário, para absolver agressores de mulheres. Diariamente mulheres são mortas nessa nossa sociedade patriarcal em que o machismo impera. Mesmo sendo constitucional a decisão do júri, o STF tem poder para mudar e não pode compactuar com esses absurdos, tendo em vista que a vida e a dignidade humana são diretos assegurados na nossa Constituição”, pontuou a deputada.

Terminal

O deputado Torino Marques (PSL) usou a sessão para criticar a demora na conclusão das obras do Terminal de Itaparica, em Vila Velha, interditado desde junho de 2018 devido ao desabamento de parte da cobertura. Segundo o deputado, não há justificativa plausível para a demora das obras. 

“Não se trata de uma obra nababesca e complicada e nada justifica estarmos há tanto tempo sem o terminal atendendo à população  e sem previsão para conclusão. O povo sofre porque tem que pegar o ônibus na rua, o que é um perigo. Faço um apelo ao governo do estado, porque o povo não pode esperar mais o funcionamento do terminal ser adiado”, disse.

First slide
First slide
First slide
First slide
Deputados parabenizam servidores públicos
Data que homenageia esses profissionais é lembrada nesta quarta (28)
Cirurgião-dentista destaca importância da saúde bucal
Segundo Edson Moreira, doenças como artrite, dor de cabeça e problemas na visão e audição estão ligados à parte orofacial
Iniciativas beneficiam doadores de sangue
Isenção para taxa de inscrição de concurso público é objeto de dois projetos de lei que tramitam na Casa 
Fundo para municípios do sul deve ser extinto
De acordo com projeto do governo, ativos e passivos do Fundesul serão transferidos para o Fundo de Desenvolvimento do Espírito Santo (Fundes)
Deputados parabenizam servidores públicos
Data que homenageia esses profissionais é lembrada nesta quarta (28)
Cirurgião-dentista destaca importância da saúde bucal
Segundo Edson Moreira, doenças como artrite, dor de cabeça e problemas na visão e audição estão ligados à parte orofacial
Iniciativas beneficiam doadores de sangue
Isenção para taxa de inscrição de concurso público é objeto de dois projetos de lei que tramitam na Casa