Deputado pede endurecimento de leis

Assassinato de empresário no município da Serra levantou reflexão sobre penas aplicadas a crimes no país

Por Luciana Wernersbach

Deputado Bruno Lamas
Bruno Lamas defendeu mais rigor na punição de crimes como homicídios / Foto: Tati Beling

A violência e o endurecimento estiveram entre os assuntos abordados nos pronunciamentos dos deputados durante a sessão híbrida desta terça-feira (15). Temas como democracia, retorno das aulas presenciais e importância da doação de sangue também foram pauta em Plenário.

Bruno Lamas (PSB) se mostrou indignado com a segurança pública e considerou as ‘leis frouxas’ ao comentar o assassinato do empresário José Geraldo Rizzo, no município da Serra. O empresário, dono de um supermercado, foi morto em frente a um banco na manhã dessa segunda-feira (14). “Sou defensor de leis mais duras, lugar de assassino é na cadeia. Nosso Código Penal está defasado e essa reforma é urgente”, afirmou. Para o parlamentar, o governo tem feito sua parte, mas o povo precisa de mais. “O cerco eletrônico (sistema de videomonitoramento) que existe em Vitória precisa ser expandido para outros municípios”, opinou.

Confira mais fotos da sessão

Já o deputado Sergio Majeski (PSB) destacou o Dia Internacional da Democracia, comemorado em 15 de setembro. “Com todos os problemas existentes, a democracia ainda é o melhor sistema que o homem criou, e precisa ser preservada”, ressaltou. Para ele, não é certo demonizar a política, os políticos e o sistema político.  “Críticas são bem-vindas, mas discussão superficial não contribui. Não é certo colocar todo mundo no mesmo balaio. Além disso, todos nós dependemos da política. Segurança, educação, limpeza pública, transporte, saúde, tudo isso é fruto de decisão política”, explicou. Para o deputado, a população deveria participar mais efetivamente da política e ter mais critério na escolha de seus candidatos.

O deputado Theodorico Ferraço (DEM) falou sobre a volta às aulas presenciais. Na opinião dele, ainda é muito cedo para retomar as atividades nas escolas, pois crianças de 7 a 9 anos não teriam disciplina para aplicar as medidas preventivas corretamente. Ferraço exemplificou sobre o uso adequado da máscara para proteção facial e controle sobre a interação entre as crianças. “É muito difícil, mas o governante tem a responsabilidade, e há de ter a melhor solução. As famílias devem ser ouvidas, mas nossa preocupação pela vida é mais importante do que abrir uma escola. Por fim, precisamos acreditar que a vacina possa trazer, a qualquer momento, a tranquilidade que o povo merece”, realçou.

Doação de sangue e autismo

O deputado Doutor Hércules (MDB) destacou em seu discurso projetos de própria autoria que estavam na pauta da sessão e enfatizou o Projeto de Lei (PL) 346/2020, que trata de normas, requisitos e critérios sobre doação de sangue. A matéria exclui qualquer distinção discriminatória de cor, raça ou orientação sexual para a doação. O parlamentar ressaltou a importância da doação de sangue, principalmente porque os bancos de sangue estão com baixo estoque.

O deputado Torino Marques (PSL) também falou de projetos de sua autoria que tramitam na Casa, com destaque para o (PL) 366/2020, que dá prazo indeterminado aos laudos do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

First slide
Governo quer criar especialização jurídica
Medida oferta pós-graduação Lato Sensu no Programa de Residência da Procuradoria Geral do Estado
PL amplia conselho de controle interno
Projeto do governo inclui representantes do Executivo e Legislativo municipais
Finanças aprova projetos na área ambiental
Uma das matérias proíbe que carro fumacê pulverize inseticidas que possam ser nocivos a insetos polinizadores, como as abelhas
PL muda critério para repasse a municípios
Proposta do governo regulamenta casos de excepcionalidade quando, por motivo de força maior, não puder ser realizada avaliação de desempenho da educação básica
Governo quer criar especialização jurídica
PL amplia conselho de controle interno
Projeto do governo inclui representantes do Executivo e Legislativo municipais
Finanças aprova projetos na área ambiental
Não há notícias referenciadas.