Enivaldo pede que PGE retire queixa-crime contra deputados

Apelo feito na sessão virtual ordinária desta quarta (17) defende direito de manifestação dos parlamentares

Por Larissa Lacerda

Enivaldo dos Anjos
Enivaldo disse que não é “conveniente” o Poder Executivo usar a Justiça nesse caso / Foto: Assessoria de comunicação

Na sessão virtual ordinária desta quarta-feira (17), o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) pediu que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) retire a representação de notícia-crime que fez ao Ministério Público Estadual (MPES) contra os seis parlamentares que foram ao Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, na última sexta (12).

Veja mais fotos da sessão virtual

Enivaldo disse que não é “conveniente” o Poder Executivo usar a Justiça para contestar atuação de deputados. “Temos que preservar o direito de manifestação e de atuação de deputados em todos os aspectos. Não é de bom alvitre o procurador-geral do Estado propor uma medida proibitiva de desempenho de função”. Para o deputado, a questão deve ser tratada e debatida entre os próprios parlamentares.

Vandinho Leite (PSDB), Delegado Danilo Bahiense (PSL), Capitão Assumção (Patri), Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), Torino Marques (PSL) e Carlos Von (Avante), que visitaram o Dório Silva, voltaram a defender a ação e destacaram a prerrogativa de fiscalização do Poder Legislativo.

Parlamentares que compõem a base do governo na Casa também defenderam o direito fiscalizador do mandato, mas salientaram a importância de decoro e respeito entre os colegas e entre os Poderes.

Segurança pública

A violência nos morros de Vitória, como os da Piedade e da Fonte Grande, foi repercutida pelo deputado Sergio Majeski (PSB). Na última quinta-feira (11), um jovem foi morto e outros dois ficaram feridos durante um tiroteio na Piedade. As três vítimas não possuíam nenhuma relação com a disputa pelo tráfico de drogas que motivou o ataque, como foi confirmado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

O parlamentar ressaltou que serviços básicos, como limpeza pública, saúde e transporte público não são oferecidos nas partes altas dos morros devido à dificuldade de acesso. Ele destacou a necessidade de criar vias que possibilitem a passagem de carros e ônibus nessas comunidades, para garantir o acesso de políticas públicas de segurança e demais direitos sociais para essas comunidades.

“Essas áreas são alijadas de qualquer processo de desenvolvimento. E convivem com o medo, porque estão à própria sorte. É preciso que a prefeitura, em conjunto com o governo, crie políticas efetivas de integração dessas comunidades ao desenvolvimento e à cidadania”, alertou o deputado.

A deputada Iriny Lopes (PT) também comentou a tragédia no Morro da Piedade e prestou solidariedade às famílias das vítimas do tiroteio.

A redução do efetivo da Polícia Civil foi outra questão abordada. O deputado Delegado Danilo Bahiense reivindicou melhorias nas estruturas das delegacias e apontou o número insuficiente de profissionais. Segundo disse, no ano de 1990 eram necessários 3.850 servidores para atender as demandas da Polícia Civil, e hoje o efetivo é de apenas cerca de 2.000 profissionais.

Para suprir a falta de efetivo, o governo recontratou policiais civis aposentados que fazem parte do programa do Serviço Voluntário de Interesse Policial. “Quero agradecer ao delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, e ao secretário de Estado de Segurança, Coronel Ramalho, que atenderam nossa reivindicação de recontratação desses policiais. No Diário Oficial de hoje saiu a prorrogação por mais dois anos da recontratação desses servidores para que continuem atuando na Polícia Civil e minimizando o sofrimento da população do Espírito Santo”, concluiu.

Vice-governadora avalia participação de mulheres na política
Em entrevista ao Portal Web Ales, Jaqueline Moraes falou sobre os desafios para superar a baixa representatividade feminina na política
Exigida divulgação de gratuidade em cartório
Torino quer maior visibilidade para lei federal que proíbe cobrança de valores no registro estatutário de associações de moradores