CPI apura denúncia de maus-tratos em Cariacica

Diligência coordenada pela comissão foi na tarde desta quarta-feira (5) no bairro Campo Grande

Por Gleyson Tete

CPI faz diligência para apurar denúncia em Cariacica
Caso foi apurado nesta quarta (5) / Foto: Lissa de Paula

A CPI dos Maus-Tratos contra os Animais fez uma diligência na tarde desta quarta-feira (5) até o bairro Campo Grande, Cariacica, para verificar denúncia recebida de possível situação de violência contra cachorros em um estacionamento particular. O proprietário, entretanto, negou todas as acusações.

Quando a equipe da CPI chegou ao local os animais não estavam mais em gaiolas no estacionamento – como em vídeo que circulou nos últimos dias nas redes sociais – mas dentro da residência que fica anexa ao estacionamento.

Segundo a deputada Janete de Sá (PMN), presidente do colegiado, o flagrante não aconteceu porque a cena de um possível crime foi descaracterizada. “Nós vimos gaiolas, mas os animais não estavam mais lá, e eram gaiolas muito usadas, sinal de que os animais eram constantemente colocados nelas. São sete animais pequenos das raças chihuahua e maltês”, disse.

Para a parlamentar, há indícios de comércio irregular de animais no espaço. “Vamos remeter tudo que foi levantado para a Prefeitura de Cariacica para que ela possa manter a vigilância. Daqui a 30 dias vamos voltar aqui sem dizer o horário. Vamos periodicamente pedir para algum dos assessores da CPI para verificar se as condições voltaram àquilo que foi dado publicidade nas redes sociais, que era uma situação de maus-tratos e confinamento”, afirmou.

Além da equipe da CPI, participaram da ação a Polícia Civil (PCES), o Ministério Público Estadual (MPES), o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES) e a Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Cariacica, que autuou administrativamente o proprietário dos animais e fez a apreensão das gaiolas.

Vice-governadora avalia participação de mulheres na política
Em entrevista ao Portal Web Ales, Jaqueline Moraes falou sobre os desafios para superar a baixa representatividade feminina na política
Exigida divulgação de gratuidade em cartório
Torino quer maior visibilidade para lei federal que proíbe cobrança de valores no registro estatutário de associações de moradores