Solene celebra nesta quinta o Dia da Agricultura

Serão homenageados produtores rurais, entidades representativas, instituições de ensino e de comunicação que atuam para fortalecer a agricultura

Por Wanderley Araújo

Marcos Garcia
Marcos Garcia é o proponente do evento / Foto: Ellen Campanharo

O Legislativo estadual realiza nesta quinta (17), às 15 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, sessão solene em homenagem ao Dia da Agricultura, celebrado em 17 de outubro. 

No evento, serão homenageados produtores rurais, entidades representativas, instituições de ensino e de comunicação que se destacam no fortalecimento da agricultura capixaba.

Conforme o deputado Marcos Garcia (PV), proponente da sessão solene, a agricultura é a base da economia da maioria dos municípios capixabas e o setor que mais promove a distribuição de renda. 

Dados do Censo Agrícola de 2017 indicam que a importância da agricultura para a economia capixaba tende a crescer, pois as propriedades agrícolas saíram de 84 mil em 2006 para 108 mil em 2017. 

No mesmo período, houve o crescimento de aproximadamente 40 mil novos postos de trabalho nas propriedades rurais do Estado. 

Para Garcia, isso mostra a força da agricultura capixaba. “Por isso queremos homenagear todos que contribuem para esse fortalecimento”, disse o parlamentar.

Homenagem com a Comenda Paulo Vinha 

Adão Cellia
Médico, proprietário da Fazenda Tupã, em Linhares, onde, além de gado de corte, produz, de forma sustentável, cacau e a premiada cachaça Princesa Isabel, eleita a melhor cachaça branca do Brasil.

Adriano Ximenes
É a terceira geração de cafeicultores da sua família em Rio Bananal. Neto de João Pedro Martins Ximenes e filho de João Batista Ximenes Amorim, ele produz café conilon, que gera emprego e renda para o município.

Antônio Carlos Machado 
É diretor-presidente do Incaper. Técnico em agropecuária, foi extensionista rural, vereador, vice-prefeito, secretário de Agricultura e prefeito de Pinheiros por duas vezes.

Antonio Carlos Macena
Agricultor há mais de 20 anos, produtor rural de coco, mamão e café. Emprega mais de 40 funcionários. É casado com Laidir, e seus filhos Diego e Maike dão seguimento ao trabalho da família.

Antonio Roberte Bourguignon
Empresário rural, está no quarto mandato consecutivo de presidente do Sindicato Rural de Linhares. Tem como objetivo a luta dos produtores rurais, em favor da formação e da capacitação do homem do campo.

Associação de Produtores Rurais do Córrego Farias – Linhares (Aprucof)
Fundada em 1991 por os produtores rurais com o objetivo de reverter o êxodo rural da região. Desde então, a associação já registrou grandes avanços em relação à produtividade de café.

Associação dos Moradores e Pequenos Produtores do Setor São Rafael 
Fundada em 1997, possui 172 sócios. Presta serviços a sócios e não sócios de 12 comunidades, atende pequenos produtores de café, cacau, banana com ações de preparação de solo e escoamento da produção.

Associação de Pequenos Produtores da Comunidade de Santa Cruz 
Fundada em 2010 com objetivo de promover melhorias para a comunidade. Conta com esforço de associados e colaboradores. Entre as conquistas está a aquisição de implementos, aumentando a produção.

Bruno Roza Pessoti 
Produtor rural atua no plantio de mamão. É proprietário da Frutmel Frutas, que vende mamão formosa e papaya para Brasil, Europa e Estados Unidos. Também produz café conilon e coco verde. É presidente da Brapex.

Carlos Alberto Giuberti 
Agricultor, nascido em Rio Bananal. Produtor de café, filho de David Giuberti e Ormy Mantovani Giuberti, agricultores da região. Sempre teve a agricultura como fonte de trabalho para sustento da família.

Edivaldo Permanhane
Produtor rural e técnico agrícola. De Cachoeiro de Itapemirim foi para São Mateus em busca de oportunidades. Produz café, mamão, banana, cacau, e seringueira. Cofundou o Movimento Paz no Campo e a Associação Agricultura Forte.

Erli Röpke 
Técnico em agropecuária, produz café, mudas de café e frutas e atua na bovinocultura. É secretário da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Rosa e Barra do Crisciúma, Baixo Guandu. Proprietário da Frucafé Mudas.

Associação Promocional Escola Família Agrícola do Bley (Apefab)
Fundada em 1972 com ensino fundamental. Em 2001 passou a ofertar o ensino médio profissionalizante. A Escola atende 258 estudantes, filhos de produtores rurais, de 11 municípios do norte capixaba, em especial São Gabriel da Palha e Vila Valério. 

Evair Vieira de Melo 
Técnico agrícola. Presidiu o Incaper e o Conselho Nacional das Entidades de Pesquisa Agropecuária. Deputado Federal em segundo mandato. Sancionou leis para o segmento agro, como a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade. 

Fabricio Carraretto Barreto 
Engenheiro agrônomo, cofundador e diretor da Las Palmas Frutícola Ltda – Bananas Docebela. Produtor rural de banana, mamão, maracujá e café. Ex-presidente da Associação dos Produtores Rurais do Centro Norte do ES. 

Família Agrizzi 
Moradores da cidade de Sooretama a família Agrizzi é tradicional na região. Produtores rurais de café e pimenta entre outras culturas.

Federação de Agricultura e Pecuário do Estado do ES (Faes) 
Fundada em 1951, representa produtores rurais do Estado. Defende os interesses da categoria e intercede pelo homem do campo em fóruns de decisões municipais, estaduais e nacionais. É um órgão técnico e consultivo do Governo. 

Fernando Camiletti 
Secretário municipal de Agricultura de Sooretama, produtor rural de café, mamão, maracujá e pimenta. É presidente da Fundação Bionativa. Tem como missão promover o desenvolvimento rural, econômico e ambiental sustentável.

Flávio Caetano 
Vereador de Vila Valério e presidente da Câmara Municipal. É produtor rural do ramo do café, pimenta, coco, maracujá e mamão, e está sempre em busca de melhorias para o homem do campo.
 
Israel Ewald 
Proprietário do viveiro Sobradinho, em Chumbado, Sooretama, onde trabalha com produção de mudas de café, pimenta do reino, maracujá e outras. Produtor rural, também preside o Sindicato dos Produtores Rurais de Sooretama.

João Luiz Bayer 
Técnico em agropecuária. Produtor rural com propriedades no estado e na Bahia. Começou com o plantio de feijão e milho, depois mamão até chegar no café. Participou da fundação da Agricultura Forte e hoje é presidente da instituição. É empresário no ramo de defensivos. 

José Guilherme Rizzo 
De Cachoeiro de Itapemirim, mora em Linhares desde 1988. Engenheiro Agrônomo, consultor e empresário. Proprietário da “Defesa Agrícola”, fundada em 2003, voltada para o desenvolvimento técnico do agro. 

Leomar Bartels 
De São Gabriel da Palha. Na década de 90 arrendou, em sociedade, uma propriedade para o plantio de mamão. Depois inaugurou a Irrigamar. Hoje, com parceiros, produz e exporta coco, mamão, café, cacau e outras culturas.
 
Mauro Rossoni Junior 
Engenheiro Agrônomo, produtor rural de cacau e seringueira, pecuária de corte, leite e ovinocultura. Foi secretário municipal de Agricultura de Linhares, diretor-técnico do Incaper e é presidente da Associação dos Cacauicultores do Estado.

Moysés Alvino Covre 
Engenheiro agrônomo, empresário e produtor rural de diversas culturas, entre elas café, seringueira, pimenta, mamão e bovinocultura de corte. Faz parte da 4ª geração de cafeicultores de sua família. Reside em Pinheiros. 

Programa Caminho do Campo TV SIM 
Representante: jornalista Adeilson Francisco.
O programa é exibido na TVSIM Linhares Canal 16.1, com o objetivo de fortalecer as boas práticas na agricultura capixaba, levar informações e divulgar as potencialidades do agronegócio capixaba.

Renato Bianchini 
Natural de Iconha, é a 4ª geração da família que se dedica ao plantio da banana. Mora em Linhares há 10 anos onde também produz café. Faz parte da diretoria da Associação Agricultura Forte, do Sindicato Rural de Linhares e da  Conabam.

Rodrigo Pontini Martins 
Empresário e produtor rural, foi presidente da Brapex por mais de 6 anos, atuando na defesa dos produtores e exportadores de papaya de todo o Brasil. Atua na produção de mamão, além de culturas como laranja, limão, goiaba, coco verde e gengibre. 

Waldemar Borges 
Produtor rural de cacau, natural da Bahia. Adquiriu terras em Linhares. Vereador por três mandatos e secretário de Agricultura. É um dos fundadores do Sindicato Rural Patronal, da Cooperativa Agropecuária Mista de Linhares (Camil), e do Hospital Rio Doce. 

Vanderlei Ceolin 
Empresário e produtor rural, destaca-se em diversas atividades agrícolas. É referência com o projeto inovador da cultura do cacau, com um plantio de um milhão de pés em área de chapada em Linhares. 

Homenagens com placas 

Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acau)
Criada em 2001, está envolvida em importantes projetos para o setor, como: Indicação Geográfica, Análise de impactos sobre a bacia do Rio Doce, Cacau de Qualidade e Verticalização da Produção. ACAU não se limita a Linhares e possui associados em toda a região norte do Estado.

Sindicato Rural de Linhares (SRL)
Criado em 1967 pelo ex-deputado estadual Emir de Macedo Gomes para ser a casa do produtor. Hoje o Sindicato Rural de Linhares vive uma nova fase e inova em suas ações, acompanhando a tendência da agricultura moderna, e reforça o compromisso com o produtor rural linharense.

Associação Agricultura Forte 
Iniciada em setembro de 2015, a partir de um encontro de amigos, a Associação Agricultura Forte começou a lutar por questões como o endividamento dos produtores rurais, a escassez de água e a importação do café. Observando a força que poderiam conseguir e buscando ter mais eficiência, se organizaram como associação em novembro de 2016.

Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) (Brapex) 
A Brapex foi criada em 2001 por seis empresas exportadoras de mamão (Agra Produção e Exportação; Gaia Importação e Exportação; Brasfuit Importadora e Exportadora; Caliman Agrícola e UGBP). Hoje representa os produtores e as empresas exportadoras de mamão no Brasil com associados do norte do Espírito Santo, sul da Bahia e Rio Grande do Norte.

Caliman Agrícola 
Com sede localizada em Linhares, a Caliman Agrícola S/A, é uma empresa especializada na produção e comercialização de mamão papaya. A empresa teve o início na década de 80, quando os irmãos, Antero Caliman e Ermando Caliman começaram a cultivar o Papaya. Atualmente, comercializa cerca de 20 mil toneladas de Papaya por ano. 

Homenagem com certificado

Revista Procampo 
Com 15 anos, a Revista Procampo alcançou a marca de 80 edições publicadas. A revista é pioneira do segmento agropecuário. São reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.
 

Deputados: Marcos Mansur
Vice-governadora avalia participação de mulheres na política
Em entrevista ao Portal Web Ales, Jaqueline Moraes falou sobre os desafios para superar a baixa representatividade feminina na política
Exigida divulgação de gratuidade em cartório
Torino quer maior visibilidade para lei federal que proíbe cobrança de valores no registro estatutário de associações de moradores 
Espaço para a imprensa capixaba na Ales
Projeto cria ambiente destinado à história da imprensa no Espírito Santo, com fotos e dados sobre revistas e jornais dos municípios
PL prorroga validade de licenças e alvarás
Objetivo é conceder mais 180 dias de prazo em virtude de dificuldades de renovação durante a pandemia
Vice-governadora avalia participação de mulheres na política
Em entrevista ao Portal Web Ales, Jaqueline Moraes falou sobre os desafios para superar a baixa representatividade feminina na política
Exigida divulgação de gratuidade em cartório
Torino quer maior visibilidade para lei federal que proíbe cobrança de valores no registro estatutário de associações de moradores 
Espaço para a imprensa capixaba na Ales
Projeto cria ambiente destinado à história da imprensa no Espírito Santo, com fotos e dados sobre revistas e jornais dos municípios