A Comissão de Cultura realiza na terça (3), às 19 horas, audiência pública para debater o mapeamento das matrizes tradicionais do forró no Espírito Santo. O evento acontece no Plenário Direceu Cardoso, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia.
O encontro faz parte de discussões que estão programadas em vários estados dentro de campanha pelo reconhecimento do forró pé de serra como patrimônio cultural do Brasil. Tema foi discutido recentemente em reunião da Comissão de Cultura.
O presidente do colegiado, deputado Torino Marques (PSL), informou que o evento terá a presença de especialistas em forró no estado e de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – órgão que está mapeando as matrizes do forró de raiz em todo o país.
“O forró está entranhado na cultura nordestina, na música capixaba e na MPB”, afirmou Torino autor do Projeto de Lei (PL) 696/2019, que declara o Forró de Itúnas, em Conceição da Barra, como patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo.
Para o deputado, reconhecer o forró como patrimônio imaterial da cultura nacional e do Espírito Santo significa inseri-lo na cadeia produtiva da economia criativa.
Homenagem
Durante a audiência pública, haverá a entrega de moção de ongratulação e de certificado em homenagem aos idealizadores e organizadores do Festival Nacional de Forró de Itaúnas (Fenfit): o casal Paulo e Juliana Matos.
A Banda Trio Fogumano também será contemplada com o certificado pelo ativismo cultural e participação no Fórum Forró de Raiz do Espírito Santo.
Convidados
Daiara Paraiso Holetz - coordenadora do Fórum de Forró de Raiz no Espírito Santo.
Carlos Eduardo Lyra de Oliveira - assessor Jurídico do Fórum de Forró de Raiz.
Elisa Machado Taveira - Superintendente do Iphan.
Paulo Matos e Juliana Matos – organizadores do Festival de Forró de Itaúnas
Hudson Cribari Lyra – representante do Festival de Itaúnas
Andréia Amaral – Coordenação do Forró Pé de Serra (Vila Velha).
Herialdo Marcos Rosário Plotegher – gestor do Escritório Avançado de Secretaria de Estado da Cultura na Região Norte